quinta-feira, 1 de outubro de 2009

"Crepúsculo" inspirado em "Diários..."?





O su cesso da série “Crepúsculo” fez dos vampiros estrelas do pop, mas esse reino das trevas moderninho, que já se alastra por literatura, cinema e TV, pode ter seu equilíbrio abalado por uma polêmica entre duas de suas matriarcas. Autora da série “Diários do vampiro”, publicada em 1991 e recentemente adaptada para um seriado de TV que estreia no Brasil em outubro (no Warner Channel), a americana L.J. Smith acusa de plágio a toda poderosa Stephenie Meyer, responsável pela febre vampiresca atual.
Em entrevista exclusiva à Megazine, por e-mail, Smith diz que Meyer chupou vários ingredientes de suas histórias. Curioso para fazer sua própria comparação? O primeiro volume de “Diários…” foi lançado no Brasil em agosto, pelo selo Galera Record. Os outros deverão sair nos próximos meses e, ano que vem, haverá uma reedição da série “Night world”, da qual a autora diz ter saído boa parte do recheio de “Crepúsculo”.

" Eu desafio a autora de ‘Crepúsculo’ a um debate público pela web"

- Há muitas similaridades entre “Diários…” e “Crepúsculo”(lançado em 2005). Além disso, vários elementos foram tirados de “Night world” (publicada de 1996 a 1998). Quase todos os personagens e os desdobramentos importantes nos livros de Meyer podem ser encontrados nos meus livros – dispara Smith, chamando para a briga. – Eu desafio a autora de “Crepúsculo” a um debate público pela web. Quero ver como explica todas as similaridades.

Aos 35 anos, Meyer já vendeu 77 milhões de exemplares dos quatro títulos de sua série. Lançado ano passado, o filme adaptado do primeiro livro foi um estouro e o segundo, “Lua nova”, estreia no fim deste ano. O curioso é que, não fosse esse sucesso, a própria Smith não estaria de novo sob os holofotes. Do seriado “True blood” à prometida refilmagem de “Buffy – A caça-vampiros”, toda a onda sanguinária que motivou a adaptação da trilogia “Diários…” para a TV e, por tabela, o relançamento dos livros foi levantada por “Crepúsculo” .

Bom, eu acho que são histórias bem diferentes e a Meyer se inspirou em várias coisas sobre ampiros para criar seu livro... Podem ter semelhaças, mas podemos encontrar semelhanças em tudo. E agora, também por conta de Twilight, histórias de vampiros tão super em alta.E o que você acha?


Nenhum comentário:

Postar um comentário